quinta-feira, 25 de junho de 2015


                                                   

                                  TEFILAH  YOM  ECHAD 






NO princípio criou Elohim os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Elohim se movia sobre a face das águas.

E disse Elohim: Haja luz. E houve luz.

E viu Elohim que era boa a luz; e fez Elohim separação entre a luz e as trevas.

E Elohim chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia um.



                                                          AS   DEZ   PALAVRAS

E chamou Moshe a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos: e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. 

O Eterno nosso ELOHIM fez conosco concerto em Horebe.

Não com nossos pais fez ELOHIM este concerto, senão conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.

Cara a cara ELOHIM falou conosco no monte, do meio do fogo. 

Naquele tempo eu estava em  pé   entre ELOHIM   e vós, para vos notificar a palavra de ELOHIM: porque temestes o fogo, e não subistes ao monte), dizendo: 

Eu sou  o Eterno teu ELOHIM, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão: 

Não terás outros ELOHIM diante de mim; 

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que  em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra: 

Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Eterno teu ELOHIM, sou ELOHIM zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, 

E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. 

Não tomarás o nome do Eterno teu  ELOHIM em vão: porque ELOHIM não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão; 

Guarda o dia de Shabat, para o santificar, como te ordenou o Eterno teu ELOHIM. 

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, 

Mas o sétimo dia é o Shabat do Eterno teu ELOHIM: não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas: para que o teu servo e a tua serva descansem como tu: 

Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Eterno teu ELOHIM te tirou dali com mão forte e braço estendido: pelo que o Eterno teu ELOHIM  te ordenou que guardasses o dia de Shabat.

Honra a teu pai e tua mãe, como o Eterno teu ELOHIM  te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Eterno teu ELOHIM. 

Não matarás. 

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçaras a mulher do teu próximo: e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma do teu próximo. 
                                                                       ***

Estas palavras falou  ELOHIM a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem das trevas, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Eterno vosso ELOHIM para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; 

Para que temas o Eterno  teu  ELOHIM, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 

Ouve pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse  o Eterno   ELOHIM de teus pais, na terra que mana leite e mel. 

SHËMA   YSËRÅEL   EHYEH    ELOHEYNU    EHYEH     ECHÅD:

Amarás pois o Eterno teu  ELOHIM  de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. 

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 

E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 

Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por entre os teus olhos. 

E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. 

Guarda pois os mandamentos, e os estatutos e os juízos que hoje te mando fazer. 

E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar ao Eterno teu ELOHIM e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, 

Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu grão, e o teu mosto e o teu azeite. 

E darei erva no teu campo aos teus gados, e comerás, e fartar-te-ás. 
Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles:

 E a ira de ELOHIM se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê a sua novidade, e cedo pereçais da boa terra que  ELOHIM vos dá. 

                                               A tua  salvação  espero, ó ELOHIM!

                               Seja confiante nele e então estarás com o Eterno teu ELOHIM.

Lembrai-vos da lei de Moshe, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos. 

O Eterno teu ELOHIM  despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

E porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 

será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome,   eu o requererei dele.

EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim: e de repente virá ao seu templo o mensageiro, a quem vós buscais, o mensageiro do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o ELOHIM dos Exércitos. 

Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. 

PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como forno: todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o ELOHIM dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. 

Mas para vós, que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro. 

E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o ELOHIM dos Exércitos. 

Eis que vos mandarei o profeta Eliyahu antes que venha o grande e temivel  dia de ELOHIM  E ele 
fará volver o coração dos pais (para o ELOHIM) através dos filhos, e o coração dos filhos (para o ELOHIM ) através dos pais, para que Eu não venha a desferir sobre esta terra uma destruição completa.




                   
Bendito  sejas tu  ELOHIM  pelo  froto   da vinha.

Bendito sejas tu  ELOHIM  que  criaste árvores odoriferas

Eliyahu ha Navi, Eliyahu haTishbi/Eliyahu, Eliyahu, Eliyahu haGiladi/Bim-hera v’yameinu/Yavo eleinu/im Mashiach ben David, im Mashiach ben David.
Elias, o Profeta, Elias, o Tesbita, Elias, Elias, Elias, O Guiladita/Virá e anunciará, virá e nos trará/O Messias, filho de David, o Messias, filho de David.

                                                                        Shavúa  Tov..

Nenhum comentário:

Postar um comentário