domingo, 4 de janeiro de 2015

Monte Garizim e os samaritanos

Monte Garizim (Jabal al Tur em árabe, Tur Barakha em Aramic, significa A montanha abençoada) é um dos picos mais altos na Cisjordânia, 
localizado em Efraim e sobe para 886  acima do nível do mar. Junto com o Monte Ebal forma o Vally de Nablus (Siquém). Monte Garizim('הרגריזים' -Hargrizim -Em uma palavra como está escrito nos textos Samaritano) é o lugar onde Deus escolheu para sua presença divina e é o lugar mais sagrado para os samaritanos. O último mandamento, dos dez mandamentos, de acordo com a versão Samaritano da Torá, ordena ao povo de Israel para construir um altar no monte, quando entram na terra santa:
"E quando acontece que Shehmaa Elohim trazer para a terra de Canaã, o que você está vindo para posses, você deve definir- para você grandes pedras e as caiaras com cal. e você escrever sobre as pedras todas as palavras desta lei . E torna-se para você que além do Jordão, você deve levantar estas pedras, que eu hoje te ordeno, na montanha Gerizim. E você construir ali o altar ao Shehmaa, Elohim um. Altar de 
pedras. Não  moverá sobre eles o ferro. Com pedras inteiras você deve construir o altar para Shehmaa Elohim . E você trazer sobre ela  ofertas para SENHOR, Deus  e  sacrificar ofertas pacíficas, e você comer lá e você se alegra diante da face do Shehmaa Elohim . A montanha é através do Jordão para trás o caminho do nascer do sol, na terra de Canaã que mora no deserto antes da Gilgal, ao lado de Alvin-Mara, antes Sequém "(Êxodo 20:18 -. De acordo com o Pentateuco Samaritano = SP) "
Os samaritanos aderir no monte Garizim, e é um dos cinco princípios da fé, uma vez que reflete em cada oração:
"E o monte Garizim todos os dias da vida fora"
Desde 1987, quando a primeira Intifada explodiu na cidade de Nablus, e levou à queima de várias casas do bairro Samaritano na cidade, os samaritanos com folhas do bairro, na cidade, e se mudou permanentemente para viver em vários daqueles casas no monte Garizim . Desde então, cerca de metade da comunidade samaritana viver na aldeia Samaritano moderno - Kiryat Luza, no topo do Monte. As casas Samaritano do bairro Samaritano, em Nablus, foram alugados a outras famílias não-samaritano, dos moradores da cidade. A Sinagoga, foi fechado. Em 1995, após um assalto realizado na sinagoga, e em que dois antigos pergaminhos da Torá, foram tomadas e que ainda não foram encontrados, todos os antigos pergaminhos Samaritano foram transferidos para a sinagoga Samaritana, no topo do monte.
A segunda metade da comunidade, que vivem em Holon, perto de Tel-aviv, também têm vários daqueles próprias casas, que eles visitam na Páscoa, Shavuot e outros eventos em todo o year.Read mais sobre a peregrinação Samaritano .
Os samaritanos ainda observar as três peregrinações do ano, de acordo com o mandamento da Torah: Passover Shavuot e Sucot. A peregrinação, é para os locais sagrados, no cume do monte: Os Doze pedras de Josué, o Altar de Issac, o altar de Adão, o altar de Sete, e o ponto mais importante para a comunidade samaritana - Givat Olam ( ('Eterna Hill' ou 'Hill of the World'.).Leia mais abaixo sobre estes sites.
Monte Garizim vs Jerusalém
A crença dos samaritanos no monte Garizim é princípio cardeal, para o cisma entre samaritanos e judeus . O debate entre estas duas comunidades, em torno da questão do monte Garizim eo local escolhido, refletida na diferença preliminar, feita por judeus para o Pentateuco santo. A versão judaica da Torá , não tem o décimo mandamento acima, para construir um altar no monte Garizim. Desde esta razão, eles mudaram a contagem dos dez mandamentos, acrescentando a abertura dos mandamentos com as palavras "Eu sou o Senhor teu Deus" (Êxodo 20: 1) como o primeiro mandamento. Em outro lugar (Dt 27: 6), na versão judia, está escrito que um altar deve ser construir a Senhor ", no Monte Ebal", enquanto que no Pentateuco Samaritano, Está escrito "no monte Garizim" versão .Este do texto, também aparece em alguma outra tradução não-samaritano da Torá como a Vetus Latina, a tradução latina da Bíblia.
Em julho de 2008, James Charlesworth, um dos estudiosos dos Pergaminhos do Mar Morto, publisehd um fragmento da caverna 4 a Qumeran, de Dt 27: 4-6, que semelhante à versão Samaritano do verso, e sugere o texto: " No monte Garizim "(בהרגריזים), em uma palavra, como os samaritanos escrevê-lo em relação á versão do Torah.
((Veja também http://blogs.owu.edu/magazine/the-discovery-of-an-unknown-dead-sea-scroll-the-original-text-of-deuteronomy-27 .))
Estas duas montanhas são mencionados, no mesmo versículo, no contexto da cerimônia que o povo de Israel deve ter, como eles entram para a Terra Santa. Enquanto o Monte Ebal mencionada como a montagem a partir do qual a maldição será proclamied, monte Garizim é mencionado como o monte da bênção:
"E Moisés deu ordem ao povo no mesmo dia, dizendo: 'Estes estarão sobre o monte Garizim para abençoar o povo, quando estais passando o Jordão: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim; e estes estarão sobre o monte Ebal para a maldição: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali. E os levitas falar, e dizer a todos os homens de Israel com grande voz "(Dt 27:11)
Outra diferença, é uma diferença em relação à hora de escolher o lugar escolhido por Deus. Enquanto a tradição samaritana detém, que Deus escolheu seu lugar santo, durante a criação, A tradição judaica, explica, que foi escolhida apenas 440 anos após a entrada para a terra santa. Essa é a razão, eles mudaram, no Pentateuco, o passado do verbo "escolher" como é em A versão Samaritano, - ('escolhido') para o tempo futuro 'vai escolher ", em cada caso, refere-se à lugar escolhido. Esta mudança foi claramente feita, a fim de explicar a santidade de Jerusalém, que é a partir de um período mais tardio do Pentateuco, como o local escolhido, em vez de Mt. Garizim.
Nossos antepassados ​​e monte Garizim.
Os profetas, de acordo com a Tradição Samaritano, desde Adão até Moisés Nosso senhor, tinha, sem dúvida, uma direção para a qual eles se transformar em seu culto a Deus.
O que se abateu sobre o nosso pai Abraão, depois de Deus ordenou-lhe que se de sua terra e terra natal, e disse-lhe "Vá para a terra que eu revelar a ti, e em que eu te fizer um grande povo e te abençoarei" Abraham partiu, na sequência da sua commandmet de Deus, e veio para a terra de Canaã, e מציג את 20140623_222834.jpgviajaram no mesmo, até que ele entrou Siquém (Nablus), que é o de "o prado de Moré", que é conhecido biblicamente e tradicionalmente a ser idêntico ao Nablus. (Gen 12) .Aqui, é o lugar onde ele armou a sua tenda. Aqui, como ele permaneceu por um tempo e estabeleceu-se, Deus apareceu para ele e conversei com ele, e abençoou-o, e prometeram dar-lhe, e sua semente, que a terra.
Nosso pai Jacob chegou em segurança de sua viagem, que foi realizado pela providência de Deus, como é indicado em Gênesis 31:13, onde Deus diz: "Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna e te fizer voto: levantar-se e ir para o terra do teu nascimento ". Enquanto na montanha, quando ele estava em seu caminho, ele prometeu a seguinte:
"Se Elohim for comigo e me guardar neste caminho que eu vá, e me der pão como alimento e roupas de colocar e se eu voltar em paz para a casa de meu pai, Elohim será o meu Shehmaa, e este tom que o criaram será a casa de Elohim"
Quando o Senhor o favoreceu, e deu-lhe bênçãos e trouxe-o de volta em paz, e cumpriu o seu pedido, e conferiu-lhe os seus favores, Ele impôs um dever sobre o cumprimento das suas promessas. Ele lembrou de sua coluna e promessa, e disse-lhe para g para que muito plcae em que ele fez o seu voto, lá para cumprir Jacob carregado com abundantes favores, obedientemente deixou seu tio, e veio em direção de Siquém (Nablus), pois era o lugar a que se destina:
"E chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã; e sitiaram a cidade. E ele comprou a parte do campo, em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. E ele levantou ali um altar, e chamou-El-elohe-Israel. "(Gen 33:18)
Agora, o único retorno de Jacob para a cidade de Nablus, é o cumprimento da sua oração que ele utteres no curso de seu voto, dizendo: "E se eu voltar com segurança para a casa de meu pai". Em verdade, era o cumprimento do que ele desejava. Por "a casa de seu pai," isso significa que o altar seu avô Abraão construiu na planície em Nablus, e é o muito que já foi anteriormente mencionado como "Elon Moré". Portanto,   Jacob armou a sua tenda em que lugar. "Ele armou a sua tenda, antes que da cidade". A cidade é Nablus. Ele também comprou aquela planície, a que se fez referência, das pessoas daquela época, e que se chama "Halkat nos Shadi".
A trigésima segunda do vigésimo quarto capítulo de Josué com a seguinte redacção:
"E os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro; e tornaram-se a herança dos filhos de José. E Eleazar, filho de Arão morreu; eo sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim "
A tradição Samaritano explica, que a causa do antepassado de compra ao melhor de Jacob esta parcela da terra era sua elevada posição, becuase nosso  Abraão erguido sobre ela um altar e base de sua proximidade ao Monte Gerizim. enterro de  Joseph está em Siquém .
Nosso Moisés sobre os quais haja paz, mencionados na canção que foi cantada por ele mesmo e seu povo, os filhos de Israel, em conexão com o incidente do mar, e que se encontra em Êxodo 15:17, ou seja, como se segue:
"Tu apresentá-los, e plantá-las em cima da montanha da tua herança, no teu lugar. Ó Shehmaa, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Shehmaa, que as tuas mãos estabeleceram. O Shehmaa reinará para todo o sempre. "
Esta profecia de nosso  Mooshe confirma a continuação da santidade do chapéu lugar.
No livro de Josué, no capítulo 24, versículo 25-26, diz:
"Então Josué fez um pacto com o povo naquele dia, e pôs por estatuto e direito em Siquém. E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e ele tomou uma grande pedra, e pôs ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Shehmaa "
Este 'Hailah' (Na versão em hebraico), o carvalho, é aquele segundo o qual o nosso  Jacob enterrado os despojos seus filhos tomaram de Nablus, quando subiram a esta montanha, como é visto em Gênesis 35: 4 " E deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que estavam em vários daqueles mãos, e as arrecadas que estavam em vários daqueles ouvidos. Jacob e escondê-los debaixo do carvalho que está junto a Siquém "Assim, é evidente a partir desta e de outras passagens que o santuário de Deus estava em Siquém (Nablus), e que é o lugar em que existia 'Hailah', cuja fama é grande com os samaritanos até este dia. Mesmo os muçulmanos que vivem nas proximidades ou em Nablus receber as bênçãos dele, e seguindo o costume dos filhos de Israel, chamá-lo, "O pilar", derivando este nome a partir do pilar que Joshua set, e depois do que ele escreveu o pacto que ele fez com os filhos de Israel.
Monte Garizim é .
Os mais proeminentes pontos sagrados na cimeira de mt. Gerizim são:
  • O l Eterno Hil - A rocha plana cujo nome é derivado de Deuteronômio 33:15, e que de acordo com o tradtion Samaritano, foi a localização do Tabernáculo de Joshua (Tabernáculo). O termo "Eterno Hil" também pode se referir a toda a monut.
  • O Altar de Issac - A pedra fundamental que as forças da natureza, o fazia parecer um altar natureza, onde accrofing para samaritanas Tradição, Abraham impôs a seu filho Issac, a fim de sacrificá-lo. (Gn 22: 2).
  • As doze pedras - Segundo as crônicas Samaritano, monte Garizim é o lugar, onde Joshua erguido as pedras em que ele escreveu a lei e construir um altar (Dt 27: 5 SP)
  • O Altar de Adam - O lugar onde, segundo a tradição samaritana, Adam fez o seu primeiro sacrifício.
  • O Altar de Seth - O lugar onde, segundo a tradição samaritana, Seth, filho de Adão, construiu o seu altar.
  • O Altar de Noha - O lugar onde, segundo a tradição Samaritano, Noha tem.
Na tradição Samaritano, Mt. Gerizim é visto também como o lugar, onde outras histórias bíblicas e teológicas teve lugar, como o descanso da arca de Noé no topo do monte (Gen 8: 4), e do exílio de Adão e Eva do Jardim do Éden, no sétimo dia da criação. (Gn 3:23).
Marqeh, o maior estudioso os samaritanos já teve, menciona 13 nomes de monte Garizim:
  1. Montanha do Leste (Gen 10:30)
  2. Betel (Gn 12: 8)
  3. Uma das montanhas (Gn 22: 2)
  4. O senhor fornecerá (Gen 22:14)
  5. Casa de Deus (Gn 28:17)
  6. Porta do Céu (Gen 28:17)
  7. Luzah (Gen 28:19 SP)
  8. um Santuário (Êxodo 15:17)
  9. Casa do Senhor (Êx 23:19, 34:26)
  10. o Goodly Mount (Dt 03:25)
  11. Monte Garizim (Dt 11:29)
  12. The Chosen Place (Dt 12:11)
  13. O Everlating Hill (Dt 33:15 SP)

4 comentários:

  1. Desculpe amigo Alexandre, mas o pequeno número de samaritanos hoje em Israel é de 820 almas (aproximadamente) e isso apenas mostra o cumprimento da palavra profética do Eterno (O Shehmaa) que prometeu a todo Israel:

    Devarim(Deut) 28:62
    "Vocês, que no passado foram tantos quanto as estrelas do céu, ficarão reduzidos a um pequeno número, porque não obedeceram ao Senhor, o seu Deus."

    Não se pode interpretar a Torá baseado em apenas um unico verso amigo.

    Abraços e Shalom.

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  3. Desculpe amigo Alexandre, mas o pequeno número de samaritanos hoje em Israel é de 820 almas (aproximadamente) e isso apenas mostra o cumprimento da palavra profética do Eterno (O Shehmaa) que prometeu a todo Israel:

    Devarim(Deut) 28:62
    "Vocês, que no passado foram tantos quanto as estrelas do céu, ficarão reduzidos a um pequeno número, porque não obedeceram ao Senhor, o seu Deus."

    Não se pode interpretar a Torá baseado em apenas um unico verso amigo.

    Abraços e Shalom.

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  4. Desculpe amigo Alexandre, mas o pequeno número de samaritanos hoje em Israel é de 820 almas (aproximadamente) e isso apenas mostra o cumprimento da palavra profética do Eterno (O Shehmaa) que prometeu a todo Israel:

    Devarim(Deut) 28:62
    "Vocês, que no passado foram tantos quanto as estrelas do céu, ficarão reduzidos a um pequeno número, porque não obedeceram ao Senhor, o seu Deus."

    Não se pode interpretar a Torá baseado em apenas um unico verso amigo.

    Abraços e Shalom.

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