O cisma entre judeus e samaritanos
Os samaritanos, que preferem chamar-se Israel, são o remanescente das doze tribos de Israel, teve origem no tempo dos juízes (11 aC), quando o velho sacerdote - Eli, filho de Yefune, da linhagem de Itmar, filho de Arão, deixou o lugar santo no Monte Garizim e estabeleceu um local de culto em Siló, para rivalizar com a de Mt. Garizim.
Os samaritanos, que preferem chamar-se Israel, são o remanescente das doze tribos de Israel, teve origem no tempo dos juízes (11 aC), quando o velho sacerdote - Eli, filho de Yefune, da linhagem de Itmar, filho de Arão, deixou o lugar santo no Monte Garizim e estabeleceu um local de culto em Siló, para rivalizar com a de Mt. Garizim.
O pano de fundo para essa divisão, a respeito da Chosen Place, foi a disputa no seio da família do s...
Continuar lendo![O cisma entre judeus e samaritanos
Os samaritanos, que preferem chamar-se Israel, são o remanescente das doze tribos de Israel, teve origem no tempo dos juízes (11 aC), quando o velho sacerdote - Eli, filho de Yefune, da linhagem de Itmar, filho de Arão, deixou o lugar santo no Monte Garizim e estabeleceu um local de culto em Siló, para rivalizar com a de Mt. Garizim.
O pano de fundo para essa divisão, a respeito da Chosen Place, foi a disputa no seio da família do sacerdócio. Uzi, filho de Bachki, da linha de Phineas, que foi prometido por herança do sumo sacerdócio, era o Sumo Sacerdote, naqueles dias, enquanto Eli resolveu usurpar o Sumo Sacerdócio do descendente de Phineas.
O autor da obra maior da história Samaritano, o cronista, Abu'l -Fath, do século XIV dC, conta a história da seguinte forma:
"A terrível guerra civil eclodiu entre Eli filho de Yafni, da linha de Itamar, e os filhos de Phineas, porque Eli, filho de Yafune, resolveu usurpar o sumo sacerdócio dos descendentes de Phineas. Ele costumava oferecer sacrifícios no altar de pedras. Ele tinha 50 anos de idade, dotado de uma riqueza a cargo da tesouraria dos filhos de Israel. Ele ofereceu um sacrifício no altar, mas sem sal, como ele estava desatento. Quando o Grande Sumo Sacerdote Azzi soube disso, e descobriu que o sacrifício não foi aceito, ele cuidadosamente deserdou e diz-se que ele repreendeu-o.
Então, ele eo grupo que simpatizava com ele, levantou-se em revolta e ao mesmo tempo ele e seus seguidores e seus animais partiu para Shiloh.
Assim dividir Israel em facções.
Ele enviou a seus líderes dizendo-lhes: "Quem gostaria de ver coisas maravilhosas, venha a mim." Então ele reuniu um grande grupo em torno dele, em Siló, e construiu um templo para si mesmo lá;
Agora, ele teve dois filhos, Hofni e Finéias, que convocaram as mulheres jovens de aparência atraente e os trouxe para o Tabernáculo, que havia sido construída por seu pai. Eles deixá-los saborear a comida dos sacrifícios, e teve relações sexuais com eles dentro do Tabernáculo.
Neste momento os filhos de Israel tornou-se três facções:
A facção leal no monte Garizim
A facção herética que se seguiu deus falso.
A facção que se seguiu Eli para Shiloh.
(Extraído de Abu'l- Fath, Kitab Al-Tarikh, Paul Stenhouse; Sydney: Mandelbaum Trust, da Universidade de Sydney, 1985, Pages 47-48 - com ligeiras modificações por Robert T. Anderson & Terry Giles- Pages 'dos Guardiões 11-12).
Este evento, não só trouxe uma grande separação entre os israelitas, mas também marcou o fim da "Rhuta '(significa graça em aramaico) - Os Dias da Graça, eo início da" Fanuta' (significa ocultação em aramaico ) - os dias da ocultação de Deus do seu povo. Este último vai acabar, de acordo com a tradição Samaritano, em "O Fim dos Dias", quando o Salvador ('Thab "- significa o Returner) vai aparecer.
Não há interpretação racional, nas fontes judaicas, para a passagem do sumo sacerdócio da linhagem de Phineas à linhagem de Itamar.
O Tabernáculo (Mishkan), de acordo com as fontes judaicas, foi transferido após a morte de Eli, a Nobe (uma aldeia perto de Jerusalém), e após a morte de Samuel foi transferido de Nob de Gibeão (uma cidade ao norte de Jerusalém). Só depois de 440 anos, desde a entrada dos filhos de Israel da terra de Canaã, o local de culto, foi transferido por reis David e Salomão para Jerusalém, enquanto os samaritanos ainda mantendo o Santo Escolhido lugar em Mt.Gerizim.
A versão judaica das origens dos samaritanos.
A Bíblia judaica, conta uma outra história sobre os origions dos samaritanos. Interpretações judaicas da origion dos samaritanos, concentra-se em II Reis 17-25, que refletem a devastação do reino do norte de Israel, no final do século aC oito
Israel e Judá mapa
Após a morte de Salomão, uma guerra civil eclodiu e do antigo reino unido, dividido em dois reinos, Judá, no sul, com Jerusalém como sua capital, e Israel, no norte, cuja capital foi finalmente criada em Samaria.
Os dois reinos struglled durante dois séculos, antes da emergente do conquistador assírio.
De acordo com a história bíblica, editados posteriormente em Judá, como a maioria dos pareceres do Scolar, os samaritanos descendentes de povos deportados pela Assíria, a partir de outras partes do império, durante o 8 aC e resetteld em Samaria. Uma dessas pessoas, de acordo com a Bíblia, foram os "Cuthean" que foram trazidos da Cutha. Eventualmente "Cuthean" tornaram-se os judeus apelido depreciativo, para os samaritanos. Mais tarde, esses novos habitantes, chamados "prosélitos leão", (2 Reis 17) que adotaram uma forma de religião israelita como uma resposta a uma praga de leões enviados por Deus para puni-los por ignorar o Deus da terra.
Os recursos judeus, em uma atitude polêmica, não não faz distinção entre estes novos habitantes, e os moradores originais de Samaria, que sobreviveu a Assíria Exílio, e talvez intencionalmente, denominar todo o povo de Samaria como samaritanos.
Inscreptions de Sargão
O rei assírio, que conquistou Samaritá em 721- 722, foi Saragon segunda (721-705 aC). Em uma das inscrições de Sargão ele testemunha da seguinte forma:
"Do meu primeiro ano com a quinze anos, do meu reinado, eu cercou e conquistou Samarina. Tomei como espólio 27.290 pessoas que viviam lá. Juntei 50 carros deles. Eu ensinei o resto dos deportados suas habilidades. Eu defini o meu eunuco sobre eles, e eu lhes impôs o mesmo tributo como o rei anterior (Salmaneser V). "
Em outra inscrição de Nimrud Prismas (COS 2.118D, pp 295-296,.):
"... Os Samarians [que tinha acordado com um rei hostil] ... Eu lutei com eles e decisivamente derrotou. 27.280 pessoas que viviam lá ... ..carried fora como despojo. 50 carros para a minha força real ... [o resto deles me acomodei no meio da Assíria] ... O Tamudi, Ibadidi, Marsimani e Hayappa, que vivem na distante Arábia, no deserto, que não conhecia nem superintendente, nem comandante, que nunca pagavam tributo a nenhum rei, com a ajuda de Ashshur meu senhor, os derrotou. Eu deportado o resto deles. Me acomodei-os em Samaria / Samerina ... "
De acordo com ambas as inscrições de Sargão, apenas 27.290 (ou 27.280) das pessoas que viviam em Samaria, foram exilados pelos assírios, enquanto accrording com a Bíblia, apenas os proprietários de terras em Samaria, numeradas aboout 60.000 pessoas. (2 Reis 42,15,19 e 20 - mil talentos de prata, que é igual a 1 milhão de shekels, divididos para 50 shekels por pessoa). Isso indica que a maioria da população em Samaria sobreviveram ao exílio, e necessidade, têm influenciado a religião do novo residente.
Nos próximos séculos, os reis do império assírio continuaram trazendo, em uma população estrangeira, a partir de outras áreas do império, para a área de Samaria.
O Remanescente do Reino do Norte
Em 2 Crônicas capítulo 30, que segundo os estudiosos da Bíblia foi composta no final da época persa, aprendemos que o rei Hiskiyah, que governou entre 726-715 Judá, tinha enviado mensagens a todo o Israel e Judá, pedindo-lhes para tomar parte no sacrifício da Páscoa em Jerusalaem:
E Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu cartas a Efraim ea Manassés, para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao Senhor, o Deus de Israel "(2 Crônicas 30.: 1)
"Então, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo:" Ó filhos de Israel, voltai para o Senhor, o Deus de Abraão, Isaac, . e Israel, que ele pode voltar para o remanescente que escaparem de você para fora da mão dos reis da Assíria "(2 Crônicas 30: 6)
Não sejais como vossos pais e vossos irmãos, que agiam traiçoeiramente contra o Senhor, o Deus de seus pais, para que Ele os entregou para ser um espanto, como vedes.
Agora, não sejais de dura cerviz, como fizeram vossos pais; mas submetei-vos ao Senhor, e entrai no seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, que Sua ira se desvie de vocês.
Pois, se volta para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e deve voltar a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de seu rosto de vós, se vos converterdes a ele. '
E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés, até Zebulom; mas riram-se e zombaram deles.
Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam e vieram a Jerusalém "(2 Crônicas 30: 7-10).
Em 2 Crônicas 34: 9, No tempo do rei Josias, que governou Judá nos anos 649-609, o autor do livro, conta uma história sobre as contribuições feitas pelos descendentes das tribos Menash e Efraim, e os remanescentes do reino israelita, em Samaria, para a descontaminação do Palácio em Jerusalém:
"E foram ter com Hilquias, o sumo sacerdote, e entregaram o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus, e que os levitas, os guardas da entrada, tinham recebido da mão de Manassés, de Efraim e de todo o resto de Israel , e de todo o Judá e Benjamim, e eles voltaram para Jerusalém ".
A partir daqui podemos aprender, que a maioria dos israelitas - povo de Samaria, permaneceu na área e não foram exilados pelo Assaryan. Também podemos aprender que eles aderiram Samaria e não se sente pertencer a Jerusalém, nem a sua população.
Também é interessante para ver, que aqueles que se humilharam, e vieram a Jerusalém, tornou-se um "Real israelita", e foram aceitos pelos judeus, em contraste com aqueles que permaneceram em Samaria.](https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/s480x480/1465340_881001148577012_2828122863984723403_n.jpg?oh=91285ea99d8da0ef3f9f035ddb0eea92&oe=54B21F53&__gda__=1422026017_03d090ce284bb55f24c6e7fbd7ae4711)






