quinta-feira, 27 de outubro de 2016



                                                                    guia do perplexos



Livros de Moisés Maimônides em português (PDF) - Pensamentos ...

pensamentosnomadas.com/livros-de-moises-maimonides-em-43844
10 de fev de 2016 - Maimonides · LIVROSPDF. LIVROS EM PDFGuia dos Perplexos I & II (English); Guia dos Perplexos II (Português). ATENÇÃO.
Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 27/10/16

domingo, 31 de julho de 2016


                                                      um cordão de azul
                            (Tsitsit petil techélet. em hebraico)





Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que nas bordas dos vestidos façam franjas, pelas suas gerações: e nas franjas das bordas porão um cordão de azul. 



E nas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Eterno e os façais: e não seguireis após o vosso coração, nem após os vossos olhos, após os quais andais errando: 


                         
Números 15:38-39-40                          
                                                    
                                                            comentário

Assim, a vista das franjas serve ao propósito de lembrar o homem as suas obrigações Divinas (os 613 preceitos daTorá) e protegê-lo de cair vítima dos atos pecaminosos relacionados com os órgãos  do corpo que estimulam o homem a pecar (os ouvidos, olhos, boca, nariz, mãos, pés, genitais e o coração), que devem ser subjugados e santificados.

Blogger: Estudo da Torah. por Cavalcante ben Avraham.





                               











domingo, 29 de maio de 2016


                                       
                    A  MONTANHA   DE   GILEADE                   GILEADE FILHO de MAQUIR FILHO de  MANASSÉS   


Gênesis 31:23

Então tomou consigo os seus irmãos, e atrás dele seguiu o seu caminho por sete dias; e alcançou-o na montanha deGileade.

 

Gênesis 31:25
Alcançou pois Labão a Jacó, e armara Jacó a sua tenda naquela montanha: armou também Labão com os seus irmãosa sua na montanha de Gileade.

 

Gênesis 37:25
Depois assentaram-se a comer pão: e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha deGileade; e seus camelos traziam especiarias, e bálsamo, e mirra, e iam levar isso ao Egito.
Números 26:29
Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a família dos maquiritas: e Maquir gerou a Gileade: de Gileade, a família dos gileaditas.
Números 26:30
Estes são os filhos de Gileadede Jezer, a família dos jezeritas: de Heleque, a família dos helequitas:

Números 27:1
E CHEGARAM as filhas de Selofade, filho de Hefer, filho deGileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José: (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca, e Tirzá);
Números 32:1
E OS filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham muito gado em grande multidão; e viram a terra de Jaezer, e a terra deGileade, e eis que o lugar era lugar de gado.
Números 32:26
As nossas crianças, as nossas mulheres, a nossa fazenda, e todos os nossos animais estarão aí nas cidades de Gileade.

 

Números 32:29
E disse-lhes Moisés: Se os filhos de Gade, e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra perante o Eterno; e a terra estiver subjugada diante de vós, em possessão lhes dareis a terra de Gileade;
Números 32:39
E os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram-se paraGileade, e a tomaram: e daquela possessão lançaram os amorreus, que estavam nela.
Números 32:40
Assim Moisés deu Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela.
Números 36:1
E CHEGARAM os cabeças dos pais da geração dos filhos deGileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés, e diante dos maiorais, cabeças dos pais dos filhos de Israel.
Deuteronômio 2:36
Desde Aroer, que está à borda do ribeiro de Arnom, e a cidade que está junto ao ribeiro, até Gileade, nenhuma cidade houve que de nós escapasse: tudo isto o SENHOR nosso Deus nos entregou diante de nós.
Deuteronômio 3:10
Todas as cidades da terra plana, e todo o Gileade, e todo o Basã até Salca e Edrei, cidades do reino de Ogue em Basã.
Deuteronômio 3:12
Tomamos pois esta terra em possessão naquele tempo: desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, e a metade da montanha de Gileade, com as suas cidades, tenho dado aos rubenitas e gaditas.
Deuteronômio 3:13
E o resto de Gileade, como também todo o Basã, o reino de Ogue, dei à meia tribo de Manassés; toda aquela borda da terra de Argobe, por todo o Basã, se chamava a terra dos gigantes.
Deuteronômio 3:15
E a Maquir dei Gileade.

Deuteronômio 3:16
Mas aos rubenitas e gaditas dei desde Gileade até ao ribeiro de Arnom, o meio do ribeiro, e o termo: e até ao ribeiro de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.

 

Deuteronômio 4:43
A Bezer, no deserto, na terra plana, para os rubenitas; e a Ramote, em Gileade, para os gaditas; e a Golã em Basã, para os manassitas.
Deuteronômio 34:1
ENTÃO subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; 

Josué 12:2
Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom e que senhoreava desde Aroer, que está à borda do ribeiro de Arnom, e desde o meio do ribeiro, e desde a metade deGileade, e até ao ribeiro de Jaboque, o termo dos filhos de Amom;
Josué 12:5
E senhoreava no monte Hermom, e em Salcá, e em toda a Basã, até ao termo dos gesureus e dos maacateus, e metade deGileade, termo de Seom, rei de Hesbom.

 

Josué 13:11
Gileade, e o termo dos gesureus, e dos maacateus, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salcá:
Josué 13:25
E foi o seu termo Jaezer, e todas as cidades de Gileade, e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que estádefronte de Rabá; 

Josué 13:31
E metade de Gileade, e Astarote, e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã, aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.
Josué 17:1
TAMBÉM caiu a sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José, a saber: Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã.
Josué 17:3
Zelofade, porém, filho de Hefer, o filho de Gileade, filho de Maquir, o filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas: e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirzá.

 

Josué 17:5
E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra deGileade, e Basã que está dalém do Jordão;
Josué 17:6
Porque as filhas de Manassés no meio de seus filhos possuíram herança: e a terra de Gileade tiveram os outros filhos de Manassés.
Josué 20:8
E, dalém do Jordão de Jericó para o oriente, apartaram a Beser, no deserto, na campina da tribo de Rúben, e a Ramote em Gileade da tribo de Gade, e a Golã em Basã da tribo de Manassés.

 

Josué 21:38
E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim, e os seus arrabaldes;
Josué 22:9
Assim os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, voltaram e partiram dos filhos de Israel, de Silo, que está na terra de Canaã; para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme ao dito do SENHOR pelo ministério de Moisés.
Josué 22:13
E enviaram os filhos de Israel aos filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e à meia tribo de Manassés, para a terra deGileade, Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote;
Josué 22:15
E, vindo eles, aos filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, falaram com eles, dizendo:

 

Josué 22:32
E tornou-se Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os príncipes, de com os filhos de Rúben, e de com os filhos de Gade, da terra de Gileade à terra de Canaã, aos filhos de Israel: e trouxeram-lhes a resposta.
Juízes 5:17
Gileade se ficou dalém do Jordão, e Dã por que se deteve em navios? Aser se assentou nos portos do mar, e ficou nas suas ruínas.

 

Juízes 7:3
Agora pois apregoa aos ouvidos do povo dizendo: Quem forcovarde e medroso, volte, e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.


 

Juízes 10:18
Então o povo, os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o varão que começará a pelejar contra os filhos de Amom? ele será por cabeça de todos os moradores de Gileade.
Juízes 11:1
ERA então Jefté, o gileadita, valente e valoroso, porém filho duma prostituta: mas Gileade gerara a Jefté.
Juízes 11:2
Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, repeliram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.
Juízes 11:5
Aconteceu pois que, como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar a Jefté  na terra boa.
Juízes 11:7
Porém Jefté disse aos anciãos de Gileadeporventura não me aborrecestes a mim e não me repelistes da casa de meu pai? por que pois agora viestes a mim quando estais em aperto?
Juízes 11:8
E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom, e nos sejas por cabeça sobre todos os moradores deGileade.
Juízes 11:10
E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha[ouvidor] entre nós, e assim o faremos conforme à tua palavra.
Juízes 11:11
Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e príncipe sobre si: e Jefté falou todas as suas palavras perante o SENHOR em Mizpá.
Juízes 11:29
Então o espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés: porque passou até Mizpá deGileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
Juízes 12:4
E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu com Efraim: e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque, estando os gileaditas entre Efraim e Manassés, disseram: Fugitivos sois de Efraim.
Juízes 12:5
Porém tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão: e sucedeu que, quando os fugitivos de Efraim diziam: Passarei; então os homens de Gileade lhes diziam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não;
Juízes 12:7
E Jefté julgou a Israel seis anos: e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado nas cidades de Gileade.
Juízes 20:1
ENTÃO todos os filhos de Israel saíram, e a congregação se ajuntou, como se fora um só homem, desde Dã até Berseba, como também a terra de Gileade, ao SENHOR em Mizpá.

 

Juízes 21:8
E disseram: Há alguma das tribos de Israel que não subisse ao SENHOR a Mizpá? E eis que ninguém de Jabes deGileade viera ao arraial, à congregação.
Juízes 21:12
E acharam entre os moradores de Jabes de Gileadequatrocentas moças virgens, que não conheceram homem deitando-se com varão: e as trouxeram ao arraial, a Silo, queestá na terra de Canaã.
Juízes 21:14
E ao mesmo tempo voltaram os benjamitas; e deram-lhes as mulheres que haviam guardado com vida, das mulheres de Jabes de Gileade: porém estas ainda lhes não bastaram.
1º Samuel 13:7
E os hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade eGileade: e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo veio atrás dele tremendo.

 

1º Samuel 31:11
Ouvindo então isto os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul,
2º Samuel 2:4
Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade são os que sepultaram a Saul.
2º Samuel 2:5
Então enviou Davi mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, e disse-lhes: Benditos sejais vós do SENHOR, que fizestes tal beneficência a vosso senhor, a Saul, e o sepultastes!

 

2º Samuel 2:9
E o constituiu rei sobre Gileade e sobre os assuritas, e sobre Jezreel, e sobre Efraim, e sobre Benjamim, e sobre todo o Israel.
1º Reis 17:1
ENTÃO Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá senão segundo a minha palavra.
1º Reis 22:3
E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?
1º Reis 22:20
E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, a que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro doutra.
1º Reis 22:29
Assim o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade.
2º Reis 9:1
ENTÃO o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos, e toma esta almotolia de azeite na tua mão, e vai-te a Ramote de Gileade
2º Reis 10:33
Desde o Jordão para o nascente do sol, e toda a terra deGileade; os gaditas, e os rubenitas, e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a saber Gileade, e Basã.
1º Crônicas 2:21
Então Hezrom entrou à filha de Maquir, pai de Gileade, e,sendo ele de sessenta anos, a tomou: e ela deu à luz a Segube
1º Crônicas 2:23
E Gesur e Arã tomaram deles as aldeias de Jair, e Quenate, e seus lugares, sessenta cidades: todos estes foram filhos de Maquir, pai de Gileade.

 

1º Crônicas 5:9
Também habitou da banda do oriente, até à entrada do deserto, desde o rio Eufrates: porque seu gado se tinha multiplicado na terra de Gileade.
1º Crônicas 7:14
Os filhos de Manassés: Asriel, que a mulher de Gileade teve(porém a sua concubina, a sira, teve a Maquir, pai de Gileade;
1º Crônicas 7:17
E os filhos de Ulão, Bedã: estes foram os filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés.

 

1º Crônicas 26:31
Dos hebronitas era Jerias o chefe dos hebronitas, de suas gerações entre os pais: no ano quarenta do reino de Davi se buscaram e acharam entre eles varões valentes em Jaezer deGileade.
1º Crônicas 27:21
Sobre a outra meia tribo de Manassés em Gileade, Ido, filho de Zacarias; sobre Benjamim, Jaasiel, filho de Abner;
2º Crônicas 18:2
E ao cabo de alguns anos foi ter com Acabe a Samaria: e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele: e o persuadiu a subir com ele aRamote-Gileade.



sábado, 27 de fevereiro de 2016



O Pecado no Éden
Esta é uma das questões que mais embaraço encontra uma pessoa não-religiosa, e que uma pessoa religiosa se esforça em não entrar no rol: O PECADO ORIGINAL
Bem, o texto mais mau-entendido para se iniciar uma suposta 'doutrina do pecado original', o qual supõe que todo ser humano, nascido depois de Adam e Chavá (Adão e Eva), tem este, digamos, selo, em sua alma, em seu ser. Mas, seria isso uma verdade, um CONCEITO JUDAICO?

Esta doutrina do pecado original ensina que, pelo fato de Adam e Eva terem pecado no Jardim do Éden, estes trouxeram a morte a todos os seus descendentes. Segundo este ensinamento, todos os humanos morrem porque Adão pecou ao comer de um fruto que H'Shem os havia proibido de comer. Segundo um livro profano, porque Adão comeu de tal fruto, a morte entrou no mundo. Com este pecado, todo homem deve pagar com a morte, algo INCONCEBÍVEL dentro da TORÁ e de toda a estrutura judaica.

"E ordenou o ETERNO D''s ao homem, dizendo: 'De toda árvore do jardim podes comer.
E da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerá dela; pois no dia em que comeres dela, morrerás".
Bereshit 2.16,17


H'Shem deu uma ordem, dizendo que não se comesse daquele fruto. Analisando inicialmente estes passukim (versos), há uma declaração: "De toda árvore do jardim podes comer". Havia autoridade do homem comer daquele fruto sim, porém não naquele momento, pois em seguida H'Shem dá outra ordem: "E da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerá dela". Que isso significa? Que D''s não queria que seus filhos tivessem conhecimento daquilo que ELE tinha em mente? Mas, antes, ELE, disse que, SIM, poderia comer de todas as árvores. Seguindo este elemento, H'Shem daria a comer também da Ets haDaat Tov vaRá, a Árvore do Saber do Bem e do Mal. Porém, não naquele momento, pois "E da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerá dela". Bem, aconteceu que Eva, seduzida pela sua própria vontade, e astúcia de uma serpente falante se deixou a esquecer da ordem do Superior, e acabou cedendo:

"E viu a mulher que boa era a árvore para comer e que desejável era para os olhos e cobiçável a árvore para entender, e tomou do seu fruto e comeu; e deu também a seu esposo, com ela, e ele comeu."
Bereshit 3.6

A mulher, impelida pela sua livre arbitrariedade, ou seja, pela sua livre decisão de fazer ou não, resolveu que podia comer, mesmo sem a permissão, anteriormente, ordenada. Quem recebeu tal mandato foi o Ish (Homem), quando, antes da criação dela, ouviu com bons ouvidos (Bereshit 2.16). Comendo, e dando ao seu esposo, teve algo que ainda não havia 'lutado' por obter: O CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, contidos dentro deste fruto. Criados com a liberdade de escolhas, poderiam ter continuado por mais tempo sem desobedecer. Eles não eram seres autômatos, como os anjos, mas seres que podiam decidir, sem conhecimento de causa, mas poderiam decidir. H'Shem, como prova de observância, lhes proibiu que comessem tal árvore. Poderiam ter se saído bem, mas...

Bem, comeram e o fato estava consumado. Uma árvore madura, em que não precisaram 'suar' para que houvesse ali frutos. Comparemos a uma criança recebe de seus pais a comida excelente, sem precisar trabalhar para se sustentar. Assim, H'Shem separou no Éden um jardim. Este era composto de tudo de bom para sua maior criação: o HOMEM. Poderiam comer de tudo menos de uma. Esta era a única observância. Mas, comeram.
Com isso, houve a primeira transgressão, o primeiro pecado, e foram ( de certa forma dura) expulsos daquele paraíso aqui na Terra.



Agora entramos no caso do Tema desta semana: PECADO ORIGINAL É CONCEITO JUDAICO?
A grande maioria dos religiosos afirmam que o ser humano morre porque Adam pecou no jardim do Éden, e isso foi 'herdado' pelos seus descendentes. Seria isso VERDADE??
O homem foi formado nesta terra para que cuidasse dos bens que H'Shem criou.
Como explicado em outro Tema aqui neste blog (http://conceitosjudaicos.blogspot.com/2010/07/o-homem-e-imortal.html), o homem foi feito MORTAL. Nunca houve imortalidade em sua formação terrena.
Adam, 'nasceu', para um dia morrer ou não. Isso dependeria. MAs que era mortal em sua carne é inegável.

A TORÁ ensina que o homem comeu do fruto consciente do que lhe ocorreria. A morte indicada pela palavra de D''s foi muito bem entendida. Quando ele recebeu a exclusão do jardim do Éden, ali acabou sua existência eterna que seria advinda do comer da Árvore da Vida. Estava fadado a morrer. Foi pela atitude de comer a árvore que ele foi expulso? Não, mas por outra coisa pior que poderia acontecer: comer da Árvore da Vida. Foi por este motivo que ele foi expulso do 'Paraíso'. H'Shem os expulsou para que não se tornassem imortais. Contudo, não levaram em sua gene a 'semente' do pecado, como insinua o dito livro profano. Mais adiante, em Bereshit 4, vemos claramente o ensinamento da TORÁ, de que o homem não nasce com pecado algum. O relato da morte de Hável (Abel) por seu irmão Cain, mostra esta atitude humana, e seu interior:

"E irou-se Cain, muito, e descaiu-lhe o semblante. E disse o ETERNO a Cain: 'Por que te iraste e por que descaiu o teu semblante? Porventura se podes bem suportar (ser-te-ás perdoado), e se não, na porta jaz o pecado; e a ti (fazer-te pecar), é o seu desejo (do mal impulso), mas tu podes dominá-lo"
Bereshit 4. 5b-7


A TORÁ é precisa em detalhes: 1º Cain IROU-SE, 2º irou-se MUITO, 3º ficou sem controle e DESCAIU O SEMBLANTE.
Deste detalhe, nada sugere uma ação de fora para dentro, muito pelo contrário. Cain mostra toda sua fúria, e isso vem de dentro (irou-se) para fora (descaiu o semblante). Que havia dentro dele? Este passuk nos remete ao fato anterior, daquilo que podemos chamar de 'cair em pecado', ou seja, quando ele assassina seu irmão(Bereshit 4.8)

Em seguida à concepção da ira interior, de total responsabilidade de Cain, H'Shem continua a persuadí-lo a que DOMINE seu instinto.
"Porventura se podes bem suportar (ser-te-ás perdoado), e se não, na porta jaz o pecado; e a ti (fazer-te pecar), é o seu desejo (do mal impulso), mas tu podes dominá-lo"

Nesta porção da palavra de H'Shem a Cain, vemos que a tentativa de ceder o perdão, pelo pensamento, ou seja, o impulso do coração de Cain, para o mal, antes que ele viesse a se concretizar. Por que seria perdoado, se não tivesse ainda feito tal delito? Porque todo ato, se inicia antes de tudo dentro de nós. Quando Eva foi comer da árvore, ele teve dentro de si este desejo. A serpente foi um desvio de conduta, que aprovou aquilo que ela queria.

Porventura se podes bem suportar (ser-te-ás perdoado)
Se o homem conseguir bem suportar a sua ânsia pela maldade que instiga, certamente será perdoado pelo Criador. Mas, por que H'Shem perdoaria a Cain, sendo que o mal seria feito a seu irmão? Pelo fato da não consumação, porém assim mesmo, Cain teria como que por obrigação pedir perdão pela 'arquitetura de morte' ao seu irmão, sendo assim reconciliado. A TORÁ ensina que aquele que aquele que comete uma transgressão deve pagar sua pena. Sendo assim, Cain, e somente ele deveria pagar pelo pecado que cometeria adiante. Aliás, aqui está pela primeira vez a palavra pecado, e saindo da Boca de H'Shem.

e se não, na porta jaz o pecado
Vejam que o pecado está próximo de ser materializado, pelo pensamento do homem. Ele está ali, bem perto.
Havel, recebe o convite. A intenção de Cain, de tirar-lhe a vida, está para se apresentar em forma de uma fúria destrutiva, tanto da vida do Tzadiq Havel, como de uma posteridade inteira, de Cain. Se ele pudesse só mais um pouco suportar esta ira, estaria perdoado por H'Shem (pois não houve consumação), mas se não, o pecado que estava em seu interior seria materializado em forma de morte. Não que se ele estivesse no Éden estaria fora de perigo. Ele, como seus pais tinham livre-arbítrio, então, poderia ter decidido matar seu irmão mesmo estando lá dentro. A TORÁ não menciona qual a situação do rancor e inveja. Apenas que a situação chegou ao limite quando ambos ofertaram suas dádivas a H'Shem. Nem nos conta qual foi a conversa deles no campo.

E A TI(fazer-te pecar), é o seu desejo (do mal impulso)
Aqui, mais uma vez percebemos que não há ação exterior alguma. A concepção de matar o seu irmão estava ganhando uma dimensão fora de controle. Cain não havia nascido com pecados, porém estava desejando um, pois a TORÁ declara veementemente e a ti (fazer-te pecar), é o seu desejo. O desejo pelo pecado. O desejo por fazer o que é mal. Isso está declarado. Não há figuras mitológicas agindo em volta de Cain. Ele, após atos de extrema fixação nervosa parte para a finalização de seu desejo,

mas tu podes dominá-lo
H'Shem diz que ele pode sim, dominar este impulso para o mal. O pecado que está defronte pode ser desviado, e assim acabar por se destruir este mal pensamento. O auto domínio do ser humano é eficaz para que se obtenha vitória sobre o instinto próprio de uma 'defesa' através da fraqueza psicológica. Ao admitir que poderia causar mal ao seu irmão, coisa que jamais veio junto de seu espírito ao nascer, Cain tem também a alternativa de suportar e dominar a reação transgressiva da vida de outrém. Antes de descer à cova, na morte, o homem tem a oportunidade de controlar, e dominar seu instinto do mal. Quando a TORÁ descreve 'o pecado jaz a porta', é como se a cada passo que damos, há chances de sucumbir a esta estrutura criada dentro de nós mesmo.

Dentro do Judaísmo chamamos isso de Ietzer haRá, Inclinação ao Mal. O oposto é Ietzer haTóv, Inclinação ao Bem.
Assim, cremos que nada fora do homem pode agir para que ele seja bom ou mau, a não ser o meio ambiente e as coisas por ele mesmo interpretadas. Não é uma luta dentro de nós, e muito menos uma batalha travada entre o Bem (D''s) e o Mal (diabo). São, isso sim, tendências que podem ou não vir a ser concluídas.



"E disse Cain a Havel, seu irmão, e sucedeu que, estando eles no campo, levantou-se Cain contra Havel, seu irmão, e o matou."
Bereshit 4.8
Com esta passagem, tivemos em conta o primeiro assassinato humano. Cain disse algo a Havel, e nisso houve uma discussão, e como estavam em local afastado, no campo, Cain se mostrou tão violento, que lutando contra seu irmão, o matou. A TORÁ, num único versículo, falando apenas de duas pessoas, faz questão de mencionar duas vezes que Havel era (de Cain) seu irmão. Isso nos mostra que um ato desumano sempre será contra duas pessoas distintas: contra o homem, criatura feita para que dominasse a terra e as outras criaturas inferiores, e contra H'Shem, o Criador e doador de vidas. Ora, sabemos que Havel era seu irmão, porém para destacar a crueldade do instinto ao mal do homem, ela destaca bem aparente que ele era SEU IRMÃO.


Que há de original nos dois primeiros atos de transgressão?

O homem pecou no jardim do Éden. O homem pecou fora dele. Havia sempre dentro do homem, em sua essência, o gosto pela liberdade. Sendo único responsável por seus atos, ele resolve que deve tomar suas próprias decisões. Come quando não era para comer. Mata quando não era para deixar o pecado se revelar.
Quando come, ele se torna conhecedor. Quando peca, se torna um arrependido. Como toda criação de H'Shem, o homem é bom. Ele tem estas tendências, porém é bom (Bereshit 1.31). Se o homem se arrepende de seus atos contrários à Sabedoria da TORÁ ele será recebido de braços abertos (Ezequiel 18). Se puder suportar, será perdoado.
O homem não nasce pecador, e a doutrina de pecado original é uma ofensa ao espírito da Criação. O homem não herda pecado algum de Adam, nem a morte é por causa de Adam. Poderia sim, se Adam não tivesse desobedecido, que fôssemos imortais, mas, como ele não cumpriu a única mitzvá que lhe foi dada, apenas continuou aquilo que já era: mortal. Não podemos reclamar por algo extra que poderíamos ter nas mãos.
O profeta I'shayahu nos mostra com simplicidade que uma criança não sabe discernir nada. Ela não herda pecado original algum (Is 7.16).

Temos em nossa vida duas escolhas: o Bem e o Mal. Ninguém, senão nós mesmos pode decidir. Ou se faz o Bem, o qual a TORÁ é a dádiva, ou se faz o Mal, ignorando a mesma TORÁ.

A Escritura do tanakh diz:" A Alma que pecar, esta morrerá."(Ez 18).
Não diz: a Alma que nasce pecadora e pecar, esta morrerá.

Portanto, o ensinamento dum livro profano que diz que por um homem (Adam) o pecado entrou no mundo, e com isso todos herdam este pecado e por isso pecam e morrem por causa do pecado de Adam, é MENTIRA. Não é conceito dentro da TORÁ.
PECADO ORIGINAL NÃO É CONCEITO JUDAICO.

Shalom Alekhem!
5 de Elul do ano 5770 da Criação
Fim da conversa no bate-papo
Digite uma mensagem...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

                      
                                     esta é a páscoa do Eterno
                                                                (pêssach  no hebraico)

E FALOU o Eterno a Moisés e a Aarão na terra do Egito, dizendo: 

Este mesmo mês vos será o princípio dos meses: este vosserá o primeiro dos meses do ano. 

Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. 

Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme ao número das almas: conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. 

O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, 

E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 

E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 

E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. 

Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo: a cabeça com os pés e com a fressura. 

E nada dele deixareis até amanhã: mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 

Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: esta é a páscoa do Eterno. 

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos: Eu sou o Eterno. 

E aquele sangue vos será por sinal nas casas em queestiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 


E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Eterno: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. 

Sete dias comereis pães asmos: ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pãolevedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel. 

E ao primeiro dia haverá santa convocação: também ao sétimo dia tereis santa convocação: nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. 

Guardai pois a festa dos pães asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito: pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. 

No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte-e-um do mês à tarde. 

Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. 

Nenhuma cousa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães asmos. 

Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. 

Então tomai um molho de orégano, e molhai-o no sangue que estiver no vaso, e lançai na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver no vaso; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. 

Porque o Eterno passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Eterno passará aquela porta, e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. 

  Portanto guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

 E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Eterno vos dará, como tem dito, guardareis este estatuto.

 E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que estatuto é este vosso? 

 Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Eterno, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou. 

  E foram os filhos de Israel, e fizeram isso: como o Eterno ordenara a Moisés e a Aarão, assim fizeram.                                                  Êxodo 12:1ao28

Blogger;Estudo da Torah; por. Cavalcante ben Avraham.